terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Encerramento Projeto Educarte

"Todos os anos, os nossos sonhos se renovam, a nossa esperança na vida e na felicidade ganha um novo fôlego e força, para finalizar o ano do Projeto Educarte conseguimos realizar um destes sonhos almejados ao início do ano, e tudo isso nos revigora a prosseguir.", diz a professora Helen Marlei do Projeto Educarte.
 Os alunos do Coral "Mãos que Encantam" tiveram a honra de apresentar no Parque das Águas em Cuiabá-MT, no dia 13/12/2019 (sexta-feira) graças ao empenho do Secretário de Turismo de Nobres Daniel Martins.
"O secretário Daniel organizou o transporte e todo o momento do evento, toda a equipe escolar é grata pelo apoio a realização deste objetivo", diz o diretor escolar Danilo Dormevil.


"A felicidade se conquista aos poucos, colocando amor e dedicação em tudo o que fazemos. Realizar os seus sonhos e imaginar outros para o ano que vem.", relata a aluna Andressa Souto
"Agradecemos o apoio do Supermercado Polo Centro, na pessoa do Sr. Daniel Dalmolim que é um grande parceiro nas programações escolares" relata o diretor Danilo Dormevil
Os alunos apresentaram músicas do repertório ensaiado durante o ano e também as músicas natalinas, encerrando com muito entusiasmo e alegria o ano 2019, junto com a dança das águas.





No fim da noite, foi propiciado um delicioso piquenique aos alunos e professores pelo Sr. Luiz Carlos Nigro, toda a nossa gratidão.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Cantata de Natal

Para comemorar as festividades do fim do ano, os alunos do Projeto Educarte realizam a I Cantata de Natal, na praça da Vila Roda DÁgua, no dia 10/12/2019.





Os alunos da Escola Municipal fizeram a parte da encenação e o Coral "Mãos que Encantam" apresentaram as musicas cantadas e em Libras, emocionando a todos que assistiam.

  
 Todo o texto foi uma adaptação e criação da equipe do Projeto Educarte da EE Mal. Cândido Rondon.

 "Trabalhar o projeto este ano, mesmo com todas as dificuldades e desafios, foi maravilhoso, pois os alunos envolvidos são dedicados e empenhados a desenvolver o melhor. Tudo isso nos anima a prosseguir e criar mais atividades e desafios para que os alunos possam desenvolver o máximo de seu potencial", relata a professora Helen Marlei (Projeto Educarte)

 "Ver o texto idealizado e pensado com tanto carinho, ser vivenciado, cantado e sinalizado é algo indescritível. A comunidade agradece os eventos, e nós profissionais da educação ficamos alegres em promovê-los", diz a professora Mariana (Biblioteca Integradora)



Na oportunidade, houve chegada do Papai Noel com distribuição de presentes para todas as crianças presentes. Toda a organização da noite só foi possível através da parceira com o Trade Turístico de Nobres.





"Os empresários do turismo são parceiros nos eventos escolares, dando o apoio financeiro as ideias pensadas para a comunidade. Somos gratos a todo apoio"






sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Ofcina de "Contação de Histórias"

A contação de histórias é uma das artes mais antigas que se tem notícias na humanidade. O ato de contar histórias é fascinante e desenvolve a imaginação em que ouve.
No intuito de oferecer um momento lúdico e de muito aprendizado, o Projeto Biblioteca Integradora realizou a "I oficina de contação de histórias".
A arte de contar histórias está presente na sociedade há muito tempo. A oralidade é um mecanismo antigo de propagação cultural. Por meio dela expressamos sentimentos, conhecimentos e experiências.
Com o objetivo de desenvolver hábito de leitura, liberdade de expressão e assimilação de linguagens, foram utilizadas as técnicas e material da Fundação Educar DPaschoal, disponível no site: http://www.educardpaschoal.org.br/projeto.php?id=6&page=27.

Foram realizadas aulas interativas de pesquisa, leitura e busca da história. Após, foram realizados encontros de confecção de material e uma roda de contação de histórias na escola.

Os livros escolhidos foram:
A CUMBUCA DE OURO - http://www.educardpaschoal.org.br/web/files/files/H7-A-cumbuca-de-ouro.pdf
A GRITADEIRA - http://www.educardpaschoal.org.br/web/files/files/H16-A-gritadeira.pdf
EUZINHA - http://www.educardpaschoal.org.br/web/files/files/H11-Euzinha.pdf
VESTIDO AZUL - http://www.educardpaschoal.org.br/web/files/files/Contacao-Vestido-Azul.pdf
O LIVRO QUE QUERIA SER BRINQUEDO - http://www.educardpaschoal.org.br/web/files/files/H14-O-livro-que-queria-ser-brinquedo.pdf
JOÃO DA ÁGUA - http://www.educardpaschoal.org.br/web/files/files/H2-Joao-da-agua.pdf

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Psicultura Borges recebe alunos para Aula interativa sobre psicultura

No dia 27/11 (última quarta-feira) os alunos desta unidade escolar tiveram o prazer de acompanhar um dia de abate dos peixes na Psicultura Borges, localizada na MT-241, à 15 km do município de Nobres e à cerca de 40 minutos da Escola Estadual.
O professor Noel Barbosa, um dos professores responsáveis pela Aula de Campo, diz que "conforme nos afirma Roseli Salete Caldart, grande estudiosa dos movimentos das escolas do campo, não há escola do campo sem perspectiva e com um povo buscando sair dele. Com esse horizonte buscamos trabalhar o projeto psicultura como conteúdo complementar as aulas do Ensino Fundamental, pois buscamos trabalhar no sentido de mostrar que a psicultura ou até mesmo outros afazeres do campo podem ser uma oportunidade de geração de renda familiar, que possibilitaria sua maior identificação e pertencimento ao meio em que vivem."
O proprietário Sr. Gilberto Borges recebeu os alunos de maneira amigável e atenciosa, ensinando todo o processo de cuidado e manejo desde a criação até o momento de entrega ao cliente.
Deixou claro que todas as instalações estão em fase de readequação segundo as normas do Serviço de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (SISE), e, portanto, o processo será executado apenas para fins de demonstração de como se dará o processo.

Os alevinos são colocados nos tanques e alimentados diariamente com ração própria e, além disto há um cuidado com a oxigenação da água, sendo realizado este processo através de bombas elétricas e a diesel.
Apenas com cerca de 10 meses os peixes estarão em tamanho adequado para pesca, mas entre 1 ano e 10 ou 13 meses estarão em seu tamanho ideal para abatimento.

A pesca é realizada através de rede específica para não machucar os peixes que ainda não estão em tamanho adequado, devolvendo-os ao tanque.
Os peixes com tamanho adequado é transportado em carro frigorífico mantendo a refrigeração e desta forma conservando o perfeito estado do mesmo.
Ao chegar no ... os peixes são colocados em local adequado e refrigerados com gelo, tomando todo o cuidado com a higienização e qualidade do produto.
As escamas são retiradas com jato de água, e assim, também é realizada a higienização. A água e escamas são direcionadas para um tubo inox, sendo a água conduzida para tratamento e devolução e as escamas coletadas para compostagem. Os peixes são passados de um local para o outro através de janela para este fim específico, evitando assim o contato com ambientes de circulação de pessoas.





Na segunda sala há uma mesa inox projetada para retirar as vísceras e guelras dos peixes. A canaleta leva todos os resíduos a um local específico de coleta e descarte através de compostagem.








Seguindo seu trajeto específico, os peixes são cortados, tirado espinhas e separados em partes, como ventrecha, suan, cabeça, rabo, banda, entre outras para fins comerciais.
Após realizada esta separação é armazenado em freezer e frigorífico, e assim, estará disponível para venda e compra por restaurantes e pessoas interessadas.
Ao final da aula o casal proprietário serviu um delicioso peixe para degustação.




Esta visitação foi uma conclusão do projeto desenvolvido pelos professores Noel Barbosa, Márcia Rosana Rodrigues Borges e Ivana Lara de Almeida. 
Todas as atividades do projeto foram mediadas via Biblioteca Integradora.


sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Aula de Campo Acqua Fun Salobão



Professoras: Deize Capato Moreira; Edilza Barbosa; José Alves Teodoro




No dia 09 de Outubro realizou-se uma aula de campo juntamente com os professores : Deize, Edilza Barbosa, Teodoro, e as colaboradoras Devanir, Marcia Rosana e os alunos do 9º Ano, no ponto turístico Acqua Fun Salobão. Na oportunidade ouviu-se a história do lugar "Comunidade Sela Dourada". O guia nos proporcionou informações diversas da localidade, dentre elas a profundidade da lagoa que é de aproximadamente 8 metros, e que para chegarmos até a lagoa, teríamos de percorrer uma trilha de aproximadamente 200 metros.
 Ao chegar no local onde realizaríamos o passeio, o guia Gida organizou  dois grupos de 10 pessoas para fazer o mergulho.
 O dono do local disse o quanto foi difícil conseguir abrir o ponto turístico, quantas lutas enfrentou, e que teve de se eleger a vereador no ano de 2017, sendo esta o seu primeiro passo de uma jornada bem longa.
 O mais interessante de tudo isso foi ele não ter desistido de alcançar seu objetivo apesar das dificuldades que enfrentou.
 Durante o momento de lazer, continuamos obtendo conhecimentos por meio das palavras do guia Gida, por exemplo, as variedades de conchas existentes no local. Informa da presença de uma concha, que há 20 anos vem sendo estudada por pesquisadores da UFMT e que existe uma espécie de concha que só se encontra neste local, sendo ela capaz de filtrar cerca de 20 mil litros de água por hora, tornando assim toda a água da lagoa filtrada e também existe mais de 40 espécies de peixes na lagoa do Salobão.
 Ao voltarmos para o ponto de recepção, nos trocamos, lanchamos, e logo após retornamos para a escola.
 Esta aula de campo ficará marcada em nossas vidas, pois tivemos grande aprendizado através de toda história que ouvimos lá.

 Texto: Suelem, Vanessa, Thalita, Jefferson, Keven e Lucas Daniel.

Publicação: Biblioteca Integradora