"Este projeto
veio no momento certo para nossa escola, a Formação da/ na escola contribuiu
melhorando o processo ensino aprendizado de nossos estudantes, a proposta é a
partir dos resultados da formação escrever artigos científicos sobre produções dos
alunos, professores e profissionais da área 21. O resultado desses momentos de
troca e aquisição de conhecimento nos levará a escrita de artigos, projetos,
documentários entre outras atividades a serem desenvolvidas no decorrer do
4°bimestre de 2019 e no ano letivo de 2020.
Profª Ozeni e Profª Dr. Tânia |
A professora Drª. Tania Lima nos trouxe a
oportunidade de desenvolver um currículo de acordo com nossa realidade
valorizando a nossa comunidade escolar e trabalhos desenvolvidos. Os encontros
ocorreram nas segundas e terças das 17:00 horas as 19:10 horas, nesses encontros
fomos orientados sobre normas de escritas de projetos, artigos científicos,
documentários e outros que fizer pertinente para as produções. Tivemos também oficinas
com os alunos, professores e funcionários com temas relevantes para sanar as
curiosidades e necessidades da comunidade escolar contribuindo na formação do
Projeto de vida de cada integrante de nossa Comunidade escolar." - relata a coordenadora pedagógica da Unidade Profª Esp. Ozeni
Gomes de Oliveira, 2019.
"A proximidade das universidades e as escolas têm
uma importância maior na troca de informações técnicas e saberes tradicionais,
que se fundem e se complementam na formação do saber, que contribui para a
melhoria de vida das pessoas e do cuidado com o meio ambiente. A oportunidade
que a professora Drª. Tânia Lima da UFMT nos proporciona ao oferecer uma
parceria para a realização de atividades orientadas para realização de estudos
e produção de narrativas relacionadas com a atuação profissional dos
professores e da escola é muito rica e valiosa, ampliando horizontes e
proporcionando melhoria de vida para nossa comunidade, possibilitando ainda a
valorização da nossa região" - informa a TAE - Secretaria Escolar. Msc. Suzana
Moreira, 2019.
A Escola Estadual Marechal Cândido Rondon,
situada no assentamento Coqueiral - Quebó, em Nobres – MT, é uma das
instituições que integram o projeto Uma alternativa às políticas
centralizadas: Formar professores e produzir currículo nas escolas.
Esse projeto de pesquisa e intervenção inovadora é desenvolvido pela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pela Universidade
Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com apoio financeiro do CNPq.
Na escola do campo Marechal Cândido Rondon o
projeto é coordenado pela professora doutora Tânia Maria de Lima, vinculada ao
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC)
e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGCIN) da
UFMT.
"As atividades são orientadas pela realização de
estudos e produção de narrativas relacionadas com a atuação profissional dos
professores e da escola. O escopo é potencializar a produção de currículo que
leve em conta as singularidades e as demandas locais. Busca-se também fomentar
a produção de textos acadêmicos que possam contribuir com os debates sobre a
educação do campo em tempos de produção de currículos fundamentados na Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e em avaliações externas de larga escala." - informa a responsável pelo projeto na Unidade
Profª Drª. Tania Lima, UFMT/2019.
Texto: Profª Ozeni Gomes de Oliveira
Publicação: Biblioteca Integradora
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