quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Escola Marechal trabalha com parcerias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com apoio financeiro do CNPq. Com a “Formação de professores para produzir currículo em uma Escola do Campo”.


"Este projeto veio no momento certo para nossa escola, a Formação da/ na escola contribuiu melhorando o processo ensino aprendizado de nossos estudantes, a proposta é a partir dos resultados da formação escrever artigos científicos sobre produções dos alunos, professores e profissionais da área 21. O resultado desses momentos de troca e aquisição de conhecimento nos levará a escrita de artigos, projetos, documentários entre outras atividades a serem desenvolvidas no decorrer do 4°bimestre de 2019 e no ano letivo de 2020.
Profª Ozeni e Profª Dr. Tânia
A professora Drª. Tania Lima nos trouxe a oportunidade de desenvolver um currículo de acordo com nossa realidade valorizando a nossa comunidade escolar e trabalhos desenvolvidos. Os encontros ocorreram nas segundas e terças das 17:00 horas as 19:10 horas, nesses encontros fomos orientados sobre normas de escritas de projetos, artigos científicos, documentários e outros que fizer pertinente para as produções. Tivemos também oficinas com os alunos, professores e funcionários com temas relevantes para sanar as curiosidades e necessidades da comunidade escolar contribuindo na formação do Projeto de vida de cada integrante de nossa Comunidade escolar." - relata a coordenadora pedagógica da Unidade Profª Esp. Ozeni Gomes de Oliveira, 2019.
"A proximidade das universidades e as escolas têm uma importância maior na troca de informações técnicas e saberes tradicionais, que se fundem e se complementam na formação do saber, que contribui para a melhoria de vida das pessoas e do cuidado com o meio ambiente. A oportunidade que a professora Drª. Tânia Lima da UFMT nos proporciona ao oferecer uma parceria para a realização de atividades orientadas para realização de estudos e produção de narrativas relacionadas com a atuação profissional dos professores e da escola é muito rica e valiosa, ampliando horizontes e proporcionando melhoria de vida para nossa comunidade, possibilitando ainda a valorização da nossa região" - informa a TAE - Secretaria Escolar. Msc. Suzana Moreira, 2019.

 A Escola Estadual Marechal Cândido Rondon, situada no assentamento Coqueiral - Quebó, em Nobres – MT, é uma das instituições que integram o projeto Uma alternativa às políticas centralizadas: Formar professores e produzir currículo nas escolas.  Esse projeto de pesquisa e intervenção inovadora é desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com apoio financeiro do CNPq.

Na escola do campo Marechal Cândido Rondon o projeto é coordenado pela professora doutora Tânia Maria de Lima, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGCIN) da UFMT. 

"As atividades são orientadas pela realização de estudos e produção de narrativas relacionadas com a atuação profissional dos professores e da escola. O escopo é potencializar a produção de currículo que leve em conta as singularidades e as demandas locais. Busca-se também fomentar a produção de textos acadêmicos que possam contribuir com os debates sobre a educação do campo em tempos de produção de currículos fundamentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em avaliações externas de larga escala." - informa a responsável pelo projeto na Unidade   Profª Drª. Tania Lima, UFMT/2019.
Texto: Profª Ozeni Gomes de Oliveira
Publicação: Biblioteca Integradora






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