segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Experimentos: exemplos de aulas ofertadas aos alunos da EE Mal. Candido Rondon


OFICINAS DE EXPERIMENTOS / BIOLOGIA
EXPERIMENTO: OSMOSE EM OVOS DE AVES


A importância do trabalho prático é inquestionável na Ciência e deveria ocupar lugar central em seu ensino, mas infelizmente nem todas as escolas possuem laboratório, porém felizmente a tecnologia esta ao nosso alcance para suprir esta necessidade, pois através do Projeto Biblioteca Integradora os alunos tem acesso ao laboratório virtual e é possível a realização de experiências online.
Além das experiências online, eles aprendem o passo a passo para experiências possíveis em qualquer ambiente, dinamizando as aulas de Biologia, Química e Física escolar.
Houve época em que os experimentos serviam apenas para demonstrar conhecimentos já apresentados aos alunos e verificar leis plenamente estruturadas.
A experimentação auxilia no desenvolvimento de espírito investigativo, permitindo ao aluno descobrir por si só e levantar novas hipóteses, e a partir daí, ter em mente que o conhecimento se faz de forma gradativa, ao longo do tempo.
O aluno poderá vivenciar o experimento fazendo-o manualmente, deixando o aluno com mais interesse e analisar de uma melhor forma, e assim tendo um conhecimento pelo assunto, aprender na prática. No laboratório, também, pois o aprendiz irá adquirir experiências, tornando a mais dinâmica e investigativa, estimulando competências/ habilidades cognitivas e motoras dos alunos.
Dos dias 11 a 23/09, realizei as seguintes experimentos/experiências com meus alunos do 1º A/Matutino(anexas), 1º B/Matutino(sede) e 1ºC/Vespertino (sede).
Foi realizada uma experiência em ovos crus de codorna, com objetivo observar e entender como acontece uma passagem de solvente (osmose). Durante os primeiros 5 a 10 minutos após a imersão dos ovos em vinagre, ocorre a formação de bolhas. Momento em que os alunos, puderam observar e levantar hipóteses para explicar o fenômeno, puderam refletir sobre a reação química em curso. A casca do ovo é formada, em grande parte, por bicarbonato de cálcio. A partir do contato com o ácido acético, observa-se a liberação de gás carbônico.




Foram utilizados (para cada turma):Vinagre de vinho branco, de maçã ou de álcool, açúcar,1 recipiente de plástico transparente com tampa,3 copos de plástico transparente,3 etiquetas ou pedaços de fita-crepe,1 colher de sobremesa, lápis, agua destilada ou água de torneira, soro fisiológico (solução salina 0,9%).
Dentro de um copo de plástico, com um pouco de vinagre, de modo que os ovos ficaram submersos.
Em seguida, verificou-se que os ovos começaram a ficar “cheios de bolinhas”. Pois, o carbonato de cálcio presente na casca do ovo reagiu com o ácido acético (vinagre), resultando na liberação de gás carbônico e dissolução da casca dos ovos.
Lembrando que os ovos foram colocados no vinagre de maçã, 24 horas antes, pois na sala não daria esse tempo, então pra adiantar os experimentos foi adiantado essa etapa e comunicado aos alunos. Em todos os experimentos, foi colocado 1 ovo em cada copo.

1º copo, água destilada (ou de torneira),2º copo soro fisiológico e no 3º copo, água e uma colher de sobremesa de açúcar. Após essas etapas, aguardamos um tempo, para que os alunos observassem o que iria acontecer. Após esse tempo, para anotações e conclusões, passei umas perguntas sobre os procedimentos.
Os comentários e anotações foram praticamente os mesmos, que foi preciso que os ovos ficassem 24 horas no vinagre, era para que a dissolução da casca do ovo, composta de carbonato de cálcio, pelo vinagre e que dessa forma, o processo de osmose pudesse ocorrer mais rapidamente tornando possível visualizar, em pouco tempo, as modificações que ocorrem nos três recipientes, que o líquido mais concentrado é a água com açúcar, e o menos concentrado, a água destilada. 
Portanto, a membrana que envolve o ovo é semipermeável, ou seja, permeável somente ao solvente (a água) e não ao soluto (o açúcar), caso contrário poderia não chegar a determinado resultado.
A hipótese elaborada foi a seguinte que o ovo mergulhado na solução fisiológica não deve sofrer alteração de volume. O ovo mergulhado na solução de açúcar (hipertônica) deve ter seu volume diminuído devido à perda de líquido. O ovo mergulhado em água destilada deve ter aumentado de volume em razão da entrada de água.

"Foi muito gratificante ver o interesse dos meus alunos, apesar de alguns não terem dado muita importância no início, mas depois de um certo tempo, surgiu uma certa curiosidade sobre o experimento." - relata a profª Ivanete (Professora de Biologia)

EXPERIMENTO: SIMULANDO O TRATAMENTO DA ÁGUA



Dos dias 11 a 17/09, foram realizados os seguintes experimentos/experiências com meus alunos do 1º A/Matutino(anexas) ,1º B/Matutino e 1ºC/Vespertino (sede). O objetivo desse experimento é ajudar o professor a mostrar aos alunos como as técnicas de separação de misturas são aplicadas nos sistemas de tratamento de água.
O experimento foi elaborado e aplicado em três turmas, cada uma com 22 15 e 19 alunos, respectivamente, e foram acompanhadas pela professora. Os materiais utilizados foram confeccionados e providenciados pela professora para a realização da aula prática. Utilizando-se nas suas montagens materiais recicláveis e de baixo custo. Cada turma utilizou uma dessas ETA. A aula experimental ocorreu em três etapas.
Conforme o esquema abaixo (de baixo para cima: 10 cm de algodão seco, 1 camada fina de carvão ativo, camada de 2cm de espessura de areia fina, 2 cm de espessura de areia grossa e 4 cm de pedras).


 Portanto, é importante ressaltar aos alunos que já que essa água não passou pelo processo de desinfecção, ela não pode ser consumida. Com todos esses processos em mente, pode-se iniciar uma discussão sobre atitudes a serem tomadas para evitar o desperdício da água doméstica e de que formas ela pode ser reutilizada.

 O uso da experimentação na abordagem de separação de misturas possibilitou ao aluno vivenciar aplicações desse conteúdo, no caso, através da Simulação de Tratamento da Água. Essas atividades experimentais contribuem favoravelmente no processo de ensino/aprendizagem, como também despertam o interesse do aluno em relação à química, atividades desse tipo colaboram no processo de formação do futuro cidadão, despertando-lhe a conscientização da importância da preservação dos recursos hídricos.
Pra mim foi muito importante ver o interesse dos meus alunos, apesar que teve alguns que não deu muita importância no início, mais que depois de um certo tempo, surgiu uma certa curiosidade sobre o experimento.


EXPERIMENTO: MICROSCÓPIO CASEIRO

Esse experimento foi desenvolvido dia 01/07 no 3º Ano/Sede. Os alunos envolvidos foram, Matheus Andrade, Mateus Souto. O objetivo desse experimento é simular a observação de pequenos objetos e seres vivos, como se estivesse com um microscópio de laboratório.
Os materiais utilizados para esse experimento foram: tablet, lente de DVD, fita adesiva transparente, papelão (pequena caixa) e capa de CD.
Com esse ‘’ Microscópio Caseiro’’, eles observaram diferentes tipos de folhas (verde, seca), moeda, formigas entre outros.



 




 







Texto: Profª Ivanete de Almeida Lara
Publicação: Biblioteca Integradora





Nenhum comentário:

Postar um comentário