segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Relatório de atividades desenvolvidas - por Ivanete de Almeida Lara


1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM NOBRES MT

O 1º Encontro de Formação em Educação aconteceu no município de Nobres (a 146 quilômetros a médio-norte da Capital). A apresentação ocorreu na segunda-feira (26 e 27/05) nas dependências do Rotary Club da cidade.
Segundo a coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Seduc, Zilda Alves da Silva, o foco do projeto de intervenção é trabalhar com os profissionais da educação visando prevenir e reduzir o índice de absenteísmo nas escolas, como o afastamento do professor e as faltas contínuas. Para que isso não ocorra, o profissional precisa estar bem psicologicamente, mentalmente, enfim, precisa sentir-se valorizado. Para diminuir o absenteísmo, passamos informações e vivências para a melhoria da saúde e qualidade de vida do servidor”, destaca.
Participaram do evento seis integrantes do grupo de qualidade de vida, sendo dois profissionais de voz e teclado, um psicólogo, um assistente social e um educador físico, além de um técnico.
Na abertura do projeto, os professores de artes Alda Araújo e Adriano Bismark fizeram uma apresentação musical de voz e teclado. Em seguida, foi a vez da ginástica laboral.
A equipe multiprofissional de Qualidade de Vida da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aplicou o Projeto de Intervenção para 260 profissionais da educação – das redes estadual e municipal – que participaram com o professor Justino Filho, que movimentou os profissionais da educação, fazendo diversas atividades coletivas.
Na sequência, a assistente social Flávia da Matta apresentou uma orientação sobre licenças e perícias médicas. A psicóloga Isadora Cristina abordou o tema “saúde emocional”. Um dos momentos mais esperados foi a palestra sobre saúde vocal, proferida por Alda Araújo, pois os professores utilizam a voz para trabalhar em sala de aula.
 

 Zilda Alves lembra que as visitas da equipe de qualidade de vida nas escolas ocorrem a pedido da própria unidade escolar. Com a solicitações, a coordenadoria elabora um cronograma de atendimento. “As escolas podem solicitar nossos trabalhos que vamos atender conforme a nossa disponibilidade”, assegura.
O Cefapro de Diamantino também estiveram presentes, os assuntos abordados foram, PPP (Projeto Político Pedagógico), BNCC, entre outros.




Balneário Erlanda

O Balneário Erlanda é localizado na Vila Roda d´água, local  que ocorrem muitas aulas de campo, além de um excelente atrativo turístico para se passar momentos agradáveis com a família e amigos. O Balneário possui águas cristalinas / fresquinhas e algumas espécies de peixes. 
No local tem uma lanchonete onde se pode comer um tira-gosto acompanhado de uma cerveja bem gelada, refrigerante e suco natural, ou se preferir, pode encomendar almoço/janta. Além da lanchonete, oferece dormitórios, e área de lazer como para jogar vôlei e acampamento.
Outra característica do lugar é o fato de possuir uma grande piscina de água natural e cristalina sem correnteza forte o que torna um lugar ideal para a criançada fazer a festa.
Melhor dia pra visitação, durante a semana por ser mais tranquilo.



Comemoração Dia dos Pais na Escola Estadual Marechal Cândido Rondon
Dia 16 de Agosto de 2019
 


Basicamente, o Dia dos Pais tem uma origem muito parecida com o Dia das Mães. A data comemorativa foi instituída com o objetivo de fortalecer o laço entre as famílias, valorizando todo o cuidado prestado por aqueles que, além de nos deram a vida, também nos cuidam e protegem.
E se você pensa que o Dia dos Pais é uma data recente, está muito enganado(a). A celebração do papel dos pais nas famílias é comemorada há mais de 4 mil anos. Tudo começou em território babilônico, quando o pequeno Elmesu decidiu esculpir por conta própria um presente para o seu pai, desejando-o saúde, prosperidade e vida longa.
E foi assim por muitos e muitos anos, até que a data fosse oficializada nos Estados Unidos, no Brasil e no resto do mundo. A seguir, confira o histórico e demais informações relacionadas à comemoração do Dia dos Pais.
O objetivo dessa comemoração foi o seguinte:
Proporcionar aos pais/padrastos uma noite alegre /harmoniosa entre amigos e familiares. Além, disso todos os funcionários da escola contribuíram para que esse evento fosse realizado com sucesso, afinal, a união faz a força.

 



Texto: Profª Ivanete de Almeida Lara
Publicação: Biblioteca Integradora

Nenhum comentário:

Postar um comentário