quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Professor Noel Barbosa e professora Ivana Lara promove uma aula de campo na Piscicultura Cascalheira na Região de Coqueiral Nobres-MT.




Esta aula de campo proporcionada pelos professores Noel Barbosa e Ivana com as turmas do 8° ano matutino e alunos da Articulação, no intuito de desenvolver e integrar conhecimentos diversos as aulas de Língua Portuguesa, ocorreu no dia 12 de setembro do corrente ano. Os alunos gostaram muito da atividade, questionaram, dialogaram, divertiram-se e obtiveram diversos aprendizados nos quais a turma irá trabalhar em sala de maneira significativa.
Em sala sobre o assunto da aula de campo, primeiramente através de aula invertida os alunos estão desenvolvendo, por intermédio de pesquisas na internet no espaço da Biblioteca Integradora da Escola, para reconstruir os saberes obtidos através da visita in loco na Piscicultura Cascalheira.
“Enquanto Coordenadora Pedagógica observei que os alunos gostam e aprendem muito com essas aulas, surgiram perguntas pertinentes e de muita importância. Nossos alunos são muito inteligentes e criativos, e muito curiosos. Esta curiosidade contribui e muito com todo o processo de aprendizagem individual e em grupo” – afirma a Profª Ozeni Gomes (coordenadora pedagógica da Unidade Escolar)
“No desenvolvimento do projeto “Desvendando o que é Aquicultura: Ação Educativa Complementar ao conteúdo do Ensino Fundamental”, traz um estudo sobre a aquicultura, tema pouco visto e pouco abordado nas escolas, mas de grande relevância no sentido de aprimorar os conhecimentos dos alunos. Objetivamos identificar o conhecimento, conceituação, compreensão a opinião dos alunos sobre o assunto abordado. O trabalho constitui-se numa pesquisa qualitativa, realizada com a turma do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Marechal Cândido Rondon, localizada no Município de Nobres MT, com aplicação de dois questionários semiestruturados, com o intuito de confrontar as respostas do pré- teste com o pós-teste, este ultimo após a aplicação de cada aula explicativa e expositiva sobre o tema supracitado. Os resultados obtidos estão sendo satisfatórios e pudemos concluir que aulas de aquicultura não haviam sido ministradas na turma até então, mas os alunos tinham uma noção do que a mesma seria, pois após a aula puderam conceituar o tema corretamente.” – destaca o profº Noel Barbosa (professor de Língua Portuguesa, Especialista em Educação do Campo)

Publicação: Biblioteca Integradora

Produção da aluna Ingridy Daiane - frente 8º ano
Ingridy Daiane - verso
Produção da aluna Jessica - 8º ano


Produção aluna Kalyta - 8º ano
Produção aluno Paulo - 8º ano










 O trabalho ainda está em fase de desenvolvimento, mas os frutos de aprendizagem já estão sendo colhidos, pois só o interesse pela aula e o aumento significativo de leitura já são pontos positivos que já estão sendo observados.








alunos e psicultor
observação dos tanques
observação dos tanques e entrevsita
Coord. Ozeni regsitrando o momento
Professor, pais e alunos
Peixes em movimento na água
Alunos em diálogo
alunos em grupos analisando
visitação a todos os espaços de criação

Analise dos locais em grupos
Da esquerda para direita - Profº Noel; Coord. Ozeni e Profª Ivana
Psicultor respondendo as perguntas realizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário