Esta
aula de campo proporcionada pelos professores Noel Barbosa e Ivana com as
turmas do 8° ano matutino e alunos da Articulação, no intuito de desenvolver e
integrar conhecimentos diversos as aulas de Língua Portuguesa, ocorreu no dia
12 de setembro do corrente ano. Os alunos gostaram muito da atividade,
questionaram, dialogaram, divertiram-se e obtiveram diversos aprendizados nos
quais a turma irá trabalhar em sala de maneira significativa.
Em
sala sobre o assunto da aula de campo, primeiramente através de aula invertida os
alunos estão desenvolvendo, por intermédio de pesquisas na internet no espaço
da Biblioteca Integradora da Escola, para reconstruir os saberes obtidos
através da visita in loco na Piscicultura Cascalheira.
“Enquanto
Coordenadora Pedagógica observei que os alunos gostam e aprendem muito com
essas aulas, surgiram perguntas pertinentes e de muita importância. Nossos
alunos são muito inteligentes e criativos, e muito curiosos. Esta curiosidade
contribui e muito com todo o processo de aprendizagem individual e em grupo” –
afirma a Profª Ozeni Gomes (coordenadora pedagógica da Unidade Escolar)
“No
desenvolvimento do projeto “Desvendando o que é Aquicultura: Ação Educativa
Complementar ao conteúdo do Ensino Fundamental”, traz um estudo sobre a
aquicultura, tema pouco visto e pouco abordado nas escolas, mas de grande
relevância no sentido de aprimorar os conhecimentos dos alunos. Objetivamos
identificar o conhecimento, conceituação, compreensão a opinião dos alunos
sobre o assunto abordado. O trabalho constitui-se numa pesquisa qualitativa,
realizada com a turma do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Estadual
Marechal Cândido Rondon, localizada no Município de Nobres MT, com aplicação de
dois questionários semiestruturados, com o intuito de confrontar as respostas
do pré- teste com o pós-teste, este ultimo após a aplicação de cada aula
explicativa e expositiva sobre o tema supracitado. Os resultados obtidos estão
sendo satisfatórios e pudemos concluir que aulas de aquicultura não haviam sido
ministradas na turma até então, mas os alunos tinham uma noção do que a mesma
seria, pois após a aula puderam conceituar o tema corretamente.” – destaca o
profº Noel Barbosa (professor de Língua Portuguesa, Especialista em Educação do
Campo)
Publicação: Biblioteca Integradora
|
Produção da aluna Ingridy Daiane - frente 8º ano |
|
Ingridy Daiane - verso |
|
Produção da aluna Jessica - 8º ano |
|
Produção aluna Kalyta - 8º ano |
|
Produção aluno Paulo - 8º ano |
O
trabalho ainda está em fase de desenvolvimento, mas os frutos de aprendizagem
já estão sendo colhidos, pois só o interesse pela aula e o aumento
significativo de leitura já são pontos positivos que já estão sendo observados.
observação dos tanques e entrevsita
Coord. Ozeni regsitrando o momento
Peixes em movimento na água
alunos em grupos analisando
visitação a todos os espaços de criação
Analise dos locais em grupos
Da esquerda para direita - Profº Noel; Coord. Ozeni e Profª Ivana
Psicultor respondendo as perguntas realizadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário