quinta-feira, 18 de julho de 2019

I Festival de Teatro

Iniciando pela frase de Carlos Drummond de Andrade “ir ao teatro é como ir a vida sem se comprometer”, pode-se dizer que hoje os alunos, da EE Mal Cândido Rondon, puderam ir a vida de uma maneira toda especial, pois as peças teatrais, dramatizações e representações ensaiadas ao longo do 1º semestre, pelo Projeto Educarte e equipe de professores da escola, foram expostas a comunidade escolar com muita autoestima e alegria.

 “O Projeto Educarte propôs o I Festival de Teatro com competições entre equipes e deixou que os alunos organizassem-se e escolhessem a peça que gostariam de apresentar, dando liberdade, protagonismo e autonomia aos estudantes. E o resultado não poderia ser melhor, peças muito bem escritas, ensaiadas e encenadas com louvor.” – relata a coordenadora do projeto Helen Marlei Rodrigues dos Reis.
A surpresa foram os temas escolhidos pela maioria dos estudantes e encenadas nesta tarde, pois temas tristes e preocupantes como depressão e bullying estavam presentes na maioria. Com isso podemos realmente afirmar que teatro não é apenas representação e diversão. É estudo, laboratório e pesquisa.

Os alunos apreenderam noções de comportamento, postura, além de inúmeras informações a respeito das temáticas trabalhadas.

“Vê-se que ao permitir o protagonismo juvenil que segundo Antonio Carlos, é quando o jovem se torna o elemento central da prática educativa, participando ativamente de todo o procedimento, desde a elaboração, a execução até a avaliação das ações propostas, os mesmos interessam-se mais, dedicam-se e com isso tornam-se mais responsáveis e autônomos.” – informa a Coordenadora Pedagógica Ozeni Gomes de Oliveira.

O diretor Danilo Dormevil esclarece que “a ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, colaborando não somente com a escola, como também com a comunidade em que está inserido. Busca-se desta maneira, na medida do possível, leva-los a protagonizar vários momentos escolares e o I Festival de Teatro foi uma amostra de tudo o que nossos alunos podem e devem desenvolver ao longo de suas vidas e trajetória escolar.

 Fotos: Professores e Alunos da Escola






















quarta-feira, 17 de julho de 2019

ALUNOS SE DIVERTEM APÓS SEIS MESES DE APRENDIZADO








No dia 17 de julho os alunos da Escola Estadual “Marechal Cândido Rondon”, após seis meses de aprendizado tiveram um dia D: (conversas, descontração, jogos, brincadeiras, música, alegria, dança, entre outros). Após o final do 2º bimestre, a escola promoveu um dia para que os alunos pudessem fazer algo de que os agrada. Teve: vídeo game, Xbox, vôlei na calçada, UNO, dominó, jogos no celular ‘Freefire’ e muita, muita diversão.
Alunos do período Matutino - Interclasse "Vôlei"

“Por sermos escola do campo e grande parte de nossos alunos nasceram e cresceram na região, são filhos de sitiantes, não possuem atrativos que os jovens gostam como shopping, parques, entre outros tipos de lazer que a vida na cidade oferece. A escola é um lugar, onde a maioria vê como um ponto de descontração, diversão, lazer e ponto de encontro. Esse dia para eles tem sido de grande importância. Fica visível em seus rostos a alegria de se divertir e fazer o que eles tanto gostam” – relata a Coordenadora Pedagógica Ozeni Gomes de Oliveira.



O dia tá ótimo por que estou jogando vôlei (Ana Carolina 9° B);
Hoje o dia está ótimo por que tem brincadeira na Escola. (Natacha 7° B)
Está sendo ótimo. (Erick 3º ano)
Meu dia tá sendo muito bom! (Julia 2° ano)
A minha tarde foi muito boa por várias brincadeiras. (Adriana 3° Ano)
Boa, legal, divertida e engraçada. (Wisley 9° Ano)
Minha tarde está sendo muito boa. (Roger 9° B)
Está sendo a melhor tarde até agora. (Yan Miotto 2° A)
Muito bom! (Joicy 7° B)
Está legal! (Eduarda 7° B)
Minha tarde está boa! (Gladiston 1° A)

E até os professores e funcionários entraram na competição junto com os alunos. Tarde muito divertida e prazerosa.
Na foto a Professora Wanessa (Educação Física); Professora Silvia (Geografia); Diretor Danilo e alunos Anderson (2º ano) e Jesus (1º ano).


terça-feira, 16 de julho de 2019

Alunos AEE desenvolvem atividades de hidroginástica em pontos turísticos da região


        
Alunos AEE no Balneário Estivado, Bom Jardim - Nobres-MT

              Os alunos regularmente matriculados na Sala de Recursos Multifuncionais, desfrutam de atividades ao ar livre e hidroginástica com a professora da SRM Márcia Rosana Rodrigues Borges e Auxiliar de turmas Gracilaine Apª Lemes dos Santos.
            "A partir do momento que comecei a trabalhar com aluno Especial (Inclusão Social) achei muito interessante entender à especificidade de cada um. Vejo que é muito gratificante trabalhar com os mesmos." - relata a auxiliar Gracilaine.

Na busca pela introdução dos alunos com dificuldades motoras e sociais em diversos meios, os responsáveis pelas atividades da turma planejam e projetam aulas em pontos turísticos da região, como Balneário Estivado e Mirante do Cerrado.
Aluno Mateus Ferreira Moro, Auxiliar Gracilaine Apª Lemes dos Santos - Mirante do Cerrado, Bom Jardim - Nobres-MT

"O Aluno Matteus Ferreira Moro, é um aluno que se socializa facilmente, muito inteligente, seu raciocínio lógico é muito rápido e ágil. Percebi que para o desenvolvimento dele é importante trabalhar com material concreto, ex: pintura, colagem, recorte, jogos da memória, alfabeto silábico, o mesmo obteve um grande desenvolvimento. Nas aulas de Educação Física o aluno não joga bola devido a sua dificuldade de coordenação motora, mas interage como juiz, pois entende todas as regras, me surpreendendo muito a cada dia. Na aula de campo que fizemos ele ficou muito feliz, emocionado quando se deparou com a piscina do Balneário Mirante do Cerrado porque não conhecia esse ambiente, trabalhamos os movimentos das pernas e braços com a natação, foi muito gratificante ver a alegria do educando" - informa a auxiliar Gracilaine. 

"O aluno participa com alegria e entusiasmo, demonstra satisfação no desenvolvimento proposto quanto às habilidades motoras, principalmente nas atividades dentro d’ água, como piscina e rios. Sua evolução tem sido demonstrável, apesar de suas limitações." - diz a Professora Sala de Recursos Marcia Rosana.

 
Professora Márcia Rosana R. Borges, aluna Lívia Samara. Ao fundo Auxiliar Gracilaine e aluno Mateus Moro - Mirante do Cerrado, Bom Jardim - Nobres-MT


"Lívia Samara é uma aluna que socializa com todos e é comunicativa. Seu nível de aprendizagem baixo se deve a sua especificidade, mas obteve um avanço a partir do momento que comecei fazer atividades diferenciadas, como uso de jogos pedagógicos, recorte de letras e figuras, colagem, leitura, atividades para casa, isso levou a aluna a se preocupar em fazer a tarefa, aprendeu as vogais, escrever seu nome, e contar alguns números e pintar. Desenvolveu mais o aprendizado. Nas Aulas de Campos a educanda ficou muito feliz em conhecer a piscina do Balneário Mirante do Cerrado e o Balneário Estivado, é muito gratificante ver a felicidade dela. - relata a auxiliar Gracilaine.
"A aluna vem desenvolvendo suas habilidades lentamente conforme suas limitações, ela é dinâmica, quanto à oralidade, porém esquece com facilidade o que é proposto. Nas aulas de campo demonstra alegria e prazer no que faz. Encanta, com seu jeito brincalhão, a todos a sua volta. Sua evolução tem sido satisfatória dentro de suas limitações." - informa a Professora Sala de Recurso Marcia Rosana.
Alunos desenvolvendo atividades em sala

Trabalho com formas geométricas.


A escola EEMCR próximo aos pontos turísticos nos proporciona um excelente trabalho com nossos alunos, pertinho das nascentes e córregos da região onde sempre realizamos nossas aulas de campo em loco. Fazemos demonstrações quanto a mata ciliar, espécies de peixes, cadeia alimentar, além de verificar o comportamento dos macacos que vivem e convivem no Balneário Estivado.  Observação de ecossistemas, assoreamento, espécies de aves e piscicultura.