segunda-feira, 15 de julho de 2019

Avaliação Online – Dinamismo de tempo para o professor e uma nova visão ao aluno


Avaliação Online – Dinamismo de tempo para o professor e uma nova visão ao aluno


Os alunos da E.E. Marechal Cândido Rondon experimentaram uma nova maneira de fazer a avaliação final para composição da nota bimestral.
Com o auxílio do Projeto Biblioteca Integradora (BI) /2019 – inseriram-se no mundo virtual, também, para responderem suas avaliações, proporcionando uma economia de recursos para a escola e possibilitando o contato com a tecnologia.

Uma nova maneira de ver a tecnologia e dinamizar o ensino

Os professores das áreas de linguagem e humanas utilizaram a BI para aplicarem a última avaliação do bimestre. Através do site Google Formulários, na opção teste, disponibilizaram a avaliação de múltipla escolha e discursiva, possibilitando ao aluno o contato e a exploração de novos recursos de ensino.
“A inserção no mundo tecnológico, além das redes sociais e jogos, sempre é um desafio ao professor, pois mostrar ao aluno que ele pode utilizar os recursos para melhorar seu processo de aprendizagem é algo que deve estar presente em nosso dia-a-dia. Esta nova maneira de aplicar as avaliações proporciona isto; e nos ajuda a dinamizar o tempo na correção das avaliações, pois ao final o aluno já consegue visualizar seus acertos e sua pontuação final.” – expõe a profª Mariana R. A. Dormevil (Professora de Língua Portuguesa/Inglês)
“O contato com as ferramentas tecnológicas, proporciona ao aluno a inserção no mundo tecnológico, onde a cada dia está mais presente essas funções. Durante as aulas percebi que nossos alunos só utilizam os celulares para jogos, então planejei uma aula na Biblioteca Integradora para pesquisa e digitação, e percebi que eles não dominavam o teclado e as ferramentas do Word/BrOffice, e ao conhecer o Google Formulários, trouxe para o aluno a satisfação de ver seus erros e acertos no mesmo instante. Como professora amei essa ferramenta, sem dizer que posso acompanhar o desenvolvimento de cada aluno individualmente.” – diz a professora Edilza dos Santos Barbosa (Professora de LEM – Inglês/ Espanhol)
A aluna Steffany (1º ano Matutino) relata “gostei da praticidade no qual o aluno já consegue ver sua nota e não precisa ficar tão ansioso para ver o resultado. E também poupamos folhas, assim evitando mais a derrubada de árvores e cooperando com o meio ambiente, também é bom que os alunos tenham contato com a tecnologia ampliando seus conhecimentos.”
A dinamicidade no ensino integra os saberes e o gosto na utilização da tecnologia e faz com que os alunos aprovem tal iniciativa, como afirma as alunas Geovanna (1º ano Matutino) “gostei de fazer essa prova online, é fácil, prático e rápido. Espero que continuemos fazer todas as avaliações assim.” e Kamila (1º ano Matutino) “Gostei por ser mais prático tanto para os alunos quanto para os professores, facilita, pois ao terminarmos a prova já sabemos nossa pontuação, o professor não precisa ficar aquele tempo todo corrigindo e nós esperando o resultado. Essas tecnologias ajudam a melhorar a nossa disposição para aprender e adquirirmos mais conhecimentos. Obrigada por nos proporcionar esse tipo de prova/avaliação. Gostei muito!”.

Economia e melhora no ensino

“O trabalho com o uso do laboratório (espaço do Projeto Biblioteca Integradora) vem ajudando na economia de material pedagógico, como papel e impressão de avaliações e atividades. Os alunos tem a oportunidade de manusear, aprender a usar os computadores, seja no desenvolvimento da pesquisa, atividades avaliativas ou avaliações bimestrais, com isso observa-se maior interesse e desempenho dos alunos, a vontade, o gosto em fazer as atividades desenvolvidas na Biblioteca Integradora. O objetivo é continuar expandido a utilização a cada bimestre e logo extinguir o uso de avaliações impressas. Este bimestre, as avaliações online foram utilizadas pelas professoras Mariana (Língua Portuguesa, Inglês); Edilza Barbosa (Espanhol, Inglês) Silvia (Geografia) e Edilaine (História). Grande parte dos professores ainda resistem ao uso da tecnologia, mas aos poucos todos vão adaptando-se a realidade. Parabenizo as professoras pela iniciativa.”  - Relata a professora Ozeni Gomes de Oliveira (Coordenadora Pedagógica).


Um comentário:

  1. Parabéns a todos os envolvidos, a natureza agradece! quantos papeis não serão utilizados e jogados poluindo o nosso meio ambiente e nossos alunos irão aperfeiçoar mais ainda na tecnologia digital. Acredito que o novo assusta mais quando os que não fizeram ainda a avaliação e experimentarem nunca mais não irão querer usar papeis.

    ResponderExcluir