Avaliação Online – Dinamismo de tempo para o professor e uma nova visão ao aluno
Os alunos da E.E. Marechal Cândido Rondon experimentaram uma nova maneira de fazer
a avaliação final para composição da nota bimestral.
Com o auxílio do Projeto
Biblioteca Integradora (BI) /2019 – inseriram-se no mundo virtual, também, para
responderem suas avaliações, proporcionando uma economia de recursos para a
escola e possibilitando o contato com a tecnologia.
Uma nova maneira de ver a tecnologia e dinamizar o ensino
Os professores das áreas de
linguagem e humanas utilizaram a BI para aplicarem a última avaliação do
bimestre. Através do site Google Formulários, na opção teste, disponibilizaram
a avaliação de múltipla escolha e discursiva, possibilitando ao aluno o contato
e a exploração de novos recursos de ensino.
“A inserção no mundo tecnológico,
além das redes sociais e jogos, sempre é um desafio ao professor, pois mostrar
ao aluno que ele pode utilizar os recursos para melhorar seu processo de
aprendizagem é algo que deve estar presente em nosso dia-a-dia. Esta nova
maneira de aplicar as avaliações proporciona isto; e nos ajuda a dinamizar o
tempo na correção das avaliações, pois ao final o aluno já consegue visualizar
seus acertos e sua pontuação final.” – expõe a profª Mariana R. A. Dormevil
(Professora de Língua Portuguesa/Inglês)
“O contato com as ferramentas
tecnológicas, proporciona ao aluno a inserção no mundo tecnológico, onde a cada
dia está mais presente essas funções. Durante as aulas percebi que nossos
alunos só utilizam os celulares para jogos, então planejei uma aula na
Biblioteca Integradora para pesquisa e digitação, e percebi que eles não
dominavam o teclado e as ferramentas do Word/BrOffice, e ao conhecer o Google
Formulários, trouxe para o aluno a satisfação de ver seus erros e acertos no
mesmo instante. Como professora amei essa ferramenta, sem dizer que posso
acompanhar o desenvolvimento de cada aluno individualmente.” – diz a professora
Edilza dos Santos Barbosa (Professora de LEM – Inglês/ Espanhol)
A aluna Steffany (1º ano
Matutino) relata “gostei da praticidade no qual o aluno já consegue ver sua
nota e não precisa ficar tão ansioso para ver o resultado. E também poupamos
folhas, assim evitando mais a derrubada de árvores e cooperando com o meio
ambiente, também é bom que os alunos tenham contato com a tecnologia ampliando
seus conhecimentos.”
A dinamicidade no ensino integra
os saberes e o gosto na utilização da tecnologia e faz com que os alunos
aprovem tal iniciativa, como afirma as alunas Geovanna (1º ano Matutino)
“gostei de fazer essa prova online, é fácil, prático e rápido. Espero que
continuemos fazer todas as avaliações assim.” e Kamila (1º ano Matutino)
“Gostei por ser mais prático tanto para os alunos quanto para os professores,
facilita, pois ao terminarmos a prova já sabemos nossa pontuação, o professor
não precisa ficar aquele tempo todo corrigindo e nós esperando o resultado.
Essas tecnologias ajudam a melhorar a nossa disposição para aprender e
adquirirmos mais conhecimentos. Obrigada por nos proporcionar esse tipo de
prova/avaliação. Gostei muito!”.
Economia e melhora no ensino
“O trabalho com o uso do
laboratório (espaço do Projeto Biblioteca Integradora) vem ajudando na economia
de material pedagógico, como papel e impressão de avaliações e atividades. Os
alunos tem a oportunidade de manusear, aprender a usar os computadores, seja no
desenvolvimento da pesquisa, atividades avaliativas ou avaliações bimestrais,
com isso observa-se maior interesse e desempenho dos alunos, a vontade, o gosto
em fazer as atividades desenvolvidas na Biblioteca Integradora. O objetivo é
continuar expandido a utilização a cada bimestre e logo extinguir o uso de
avaliações impressas. Este bimestre, as avaliações online foram utilizadas
pelas professoras Mariana (Língua Portuguesa, Inglês); Edilza Barbosa
(Espanhol, Inglês) Silvia (Geografia) e Edilaine (História). Grande parte dos
professores ainda resistem ao uso da tecnologia, mas aos poucos todos vão
adaptando-se a realidade. Parabenizo as professoras pela iniciativa.” - Relata a professora Ozeni Gomes de Oliveira
(Coordenadora Pedagógica).
Parabéns a todos os envolvidos, a natureza agradece! quantos papeis não serão utilizados e jogados poluindo o nosso meio ambiente e nossos alunos irão aperfeiçoar mais ainda na tecnologia digital. Acredito que o novo assusta mais quando os que não fizeram ainda a avaliação e experimentarem nunca mais não irão querer usar papeis.
ResponderExcluir