FORMAÇÃO
DA/NA ESCOLA
A formação na escola Marechal Cândido Rondon, neste ano de
2019, iniciou com a leitura coletiva da portaria com todos os segmentos, juntos
analisamos, avaliamos os pontos frágeis da escola, para serem feitos no
1°momento leituras sobre as problemáticas.
Os problemas de formação
e de ensino-aprendizado da escola são: gestão de sala de aula, indisciplinas,
dificuldades na leitura e escritas, raciocínio lógico matemático, interpretação
de textos, e os problemas com o espaço físico da escola.
Após, análise de todo o contexto da unidade escolar, juntos
descrevemos o projeto de Formação orientado por Sônia Formadora do CEFAPRO de
Cuiabá. Decidimos trabalhar em duplas, e com fragmentos textuais, para atender
melhor a cada necessidade de nossa escola.
Os estudos ocorrem nos horários das 17: 10h as 19: 10h nas
segundas-feiras e terças-feiras, a área 21 nas quintas-feiras das 17:10h as
19:10h, uma decisão coletiva que atende a todas as áreas sem prejuízos.
As temáticas foram selecionadas por todos os participantes.
A intervenção será de maneira interdisciplinar por área de conhecimentos e em
consonância com os projetos em andamento desenvolvidos pela escola.
Cada dupla no primeiro momento fará a exposição teórica para
todos, no segundo momento trará para os demais colegas uma oficina sobre a
temática, atividade para ser desenvolvida na prática e em sala de aula. As
produções serão expostas na culminância no final da formação por meio de
banners, artigo, portfólio, mural, blog da escola e outros, para toda a
comunidade escolar.
Tenho observado que o trabalho em duplas vem trazendo
resultados bons, isso faz com que todos participem de maneira efetiva e
produtiva da formação envolvendo todos, a proposta traz também vários momentos
com o a área 21, onde socializamos ideias e produções numa troca de
experiências. Tem trazido varias produções e atividades que a maioria dos
professores tem desenvolvidos em sala de aula, ou seja, surtindo efeitos na
pratica pedagógica, concretizando os objetivos e metas propostas. Temos alguns
participantes que não desenvolve as atividades propostas, porem, a aquisição da
certificação final será mediante produções e resultados.
Segue anexo o
cronograma da temática trabalhada polo coletivo da escola:
CRONOGRAMA
1.
PROFESSORES
Temas
|
Mediadores
|
Datas
|
Horários
|
Carga horária
|
Leitura e Debate sobre: Orientativo do Projeto de
Formação da/na Escola e a Elaboração do Projeto no Coletivo
|
Todos no coletivo
|
10/04/2019
|
17:00 h às 21:00 h
|
4:00 horas
|
Escolha dos temas a serem abordados na
Formação.
|
Todos no coletivo
|
22 e 23/04/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
4:00 horas
|
Formulação do PPP, avaliação, estudos
e pesquisas.
|
Todos no coletivo
|
29, 30/04/2019 e 06, 07, 13, 14, 20,
21, 27, 28/05/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
20:00 horas
|
A Interdisciplinaridade na sala de
aula e na elaboração de projetos. Filme “o menino que descobriu o vento”.
Atividade cada professor deverá montar um plano de aula interdisciplinar
sobre o filme e apresentar aos colegas.
Oficina de Escrita Criativa: Alfabetização
e letramento digital. Desenhando e escrevendo pag. 23 a 59
|
Vera Lucia e Gracilaine
|
03, 04, 10 e
11/06/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
8:00 horas
|
Possibilidades de
Aprendizagem- “Significação e Aprendizagem do Aluno Surdo”, capitulo 7; pág.
175 a 297.
Aspectos didático-pedagógicos da
docência filosóficos e o texto didático. Pag. 67 a 84.
|
Marcia Rosana e Ivana
|
17 e 18/06/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
4:00 horas
|
O professor pesquisador –
Introdução à pesquisa qualitativa pág. 41 a 48.
Os Gêneros Textuais na
escrita e o ensino de línguas estrangeiras. - pág. 21 a 206
Mediação pedagógica na EJA: Praticas
de Intervenções Pedagógicas. Pag. 43 a 44. Metodologias baseada em temas
geradores. 45 a 71
|
Mariana e Edilza Barbosa
|
24 e 25/06/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
4:00 horas
|
Forma
e conteúdo do ensino: como e o que ensinar:
Aspectos
didático-pedagógico da docência filosófico e o texto didático. Pag. 67 a 84.
Educação do
campo e transição social. Pag. 41 a 52.
|
Selma e Silvia
|
01 e 02/07/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
4:00 horas
|
Ciências
no ensino fundamental pág. 35 a 174.
A aprendizagem
e o ensino de ciências “como motivar os alunos para que aprendam ciências.”
Educação
Ambiental emanada com a educação do/no campo. Pag.155 a 169
|
Evandeth e Ivanete
|
08 e 09/08/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
4:00 horas
|
Aula
de campo como planejar? Conduzir e avaliar? Planejamento, operacionalização
socialização e verificação da aprendizagem. Pag. 23 a 59.
Avaliações
Mais Criativas: Ideias para trabalhos nota 10. Desafios processos criativos.
Pag. 57 a 71.
|
Edilaine e Suzana Cardozo
|
05 e 06/08/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
4:00 horas
|
EJA- a
escola como espaço de aprendizagem significativa pag. 78 a 81.
O
papel do professor como mediador pag. 52 a 59.
8 Encontros
para desenvolver valores na escola; O limite. Pag. 21 a 41.
|
Wanessa e Cleuzeny
|
12 e 13/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
4:00 horas
|
Quando
a criança não aprende a Ler e a Escrever. Pag. 3 a 31.
Praticas
de Leitura: Ensino de Leituras e Gêneros Textuais. Pag. 13 ai 26.
A
Escola como espaço de aprendizagem significativa. Pag. 78 a 81.
|
Edilza Silvia e Teodoro
|
19 e 20/08/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
4:00 horas
|
Critérios
para a avaliação objetiva de textos escritos. Pág. 44 a 50.
Processo
de alfabetização na Eja: Alfabetização e letramento: essências do ato de ler.
Pag. 36 a 40. Conhecimento do mundo letrado e o desenvolvimento da oralidade.
Pag. 41 a 43
Escola do
Campo Permeando Caminhos. Pag. 315 a 330.
|
Noel e Luziana
|
26 e
27/08/2019
|
17:10 h às
19:10 h
|
4:00 horas
|
Possibilidades
de Aprendizagem- “linguagem, Fala nos processos de Aprendizagem”, capitulo 6;
pág. 153 a 174.
Dinâmicas
e jogas para aulas da língua portuguesa: Jogos de carta pag. 51 a 73, jogos
de desafios pag. 81 a 96.
Educação
popular. Pag. 42 a 61
|
Marlice, Devanir e Helen Marlei
|
02 e 03/09/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
4:00 horas
|
Matemática no Ensino Fundamental Anos Finais: unidades temáticas,
objetos de conhecimento e habilidades. 298 BNCC.
OCs. Matemática e suas
Tecnologias
|
Jane, Deize, Jared e Antônia
|
09 e 10/09/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
4:00 horas
|
Encerramento
|
Todos coletivamente
|
16 e 17/09/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
Total
80:00 horas
|
2.
CRONOGRAMA
ÁREA 21
Temas
|
Mediadores
|
Datas
|
Horários
|
Carga horária
|
||||||
Leitura e Debate sobre: Orientativo do Projeto de
Formação da/na Escola e a Elaboração do Projeto no Coletivo
|
Todos no coletivo
|
10/04/2019
|
17:00 h às 21:00 h
|
4:00 horas
|
||||||
Escolha dos temas a serem abordados na
Formação.
|
Todos no coletivo
|
22 e 23/04/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
4:00 horas
|
||||||
Formulação do PPP, avaliação, estudos
e pesquisas.
|
Todos no coletivo
|
29, 30/04/2019 e 06, 07, 13, 14, 20,
21, 27, 28/05/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
20:00 horas
|
||||||
Biodigestores
rurais na perspectiva da sustentabilidade ambiental. Pag. 331 a 350.
Funcionários
de escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores. Unidades 1, 5, 6,
7 e 8.
Jovens da
produção familiar rural no contexto da etnoconservação. Pag. 297 a 314.
|
Suzana, Priscila e Leticia.
|
06, 13,19/06/2019
27/06, 04 e 11/07/2019
|
17:10h às 19:10 h
|
12: 00 horas
|
||||||
Cardápios
saudáveis. Unidade 2 e 4.
Planejamento
e preparo de alimentos. Unidade 3 e 5.
Alimentação e nutrição no Brasil.
Unidade 5.
|
Marina, Ana Paula e
Catarina.
|
01, 08 e 15/08/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
6: 00 horas
|
||||||
Equipamentos elétricos e
eletrônicos. Unidade 4 e 7.
Equipamentos e materiais
didáticos. Unidade 2
|
Jandilson, Carmem e Valquiria
|
22, 29/08/2019 e 05/09/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
6: 00 horas
|
||||||
Técnicas de construção.
Unidade 5.
Equipamentos hidráulicos e sanitários
Unidade 1 unidade 2 item: 2.2.1 e 2.4
|
Vagno, Sivaldo e Ronaldo
|
6:00 horas
|
||||||||
Apresentação Final/ Encerramento
|
Todos
|
12/09/2019
|
17:10 h às 19:10 h
|
60: 00 horas
|
||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário