segunda-feira, 15 de julho de 2019

FORMAÇÃO DA/NA ESCOLA


FORMAÇÃO DA/NA ESCOLA 

         A formação na escola Marechal Cândido Rondon, neste ano de 2019, iniciou com a leitura coletiva da portaria com todos os segmentos, juntos analisamos, avaliamos os pontos frágeis da escola, para serem feitos no 1°momento leituras sobre as problemáticas.
Os problemas de formação e de ensino-aprendizado da escola são: gestão de sala de aula, indisciplinas, dificuldades na leitura e escritas, raciocínio lógico matemático, interpretação de textos, e os problemas com o espaço físico da escola.
         Após, análise de todo o contexto da unidade escolar, juntos descrevemos o projeto de Formação orientado por Sônia Formadora do CEFAPRO de Cuiabá. Decidimos trabalhar em duplas, e com fragmentos textuais, para atender melhor a cada necessidade de nossa escola. 



         Os estudos ocorrem nos horários das 17: 10h as 19: 10h nas segundas-feiras e terças-feiras, a área 21 nas quintas-feiras das 17:10h as 19:10h, uma decisão coletiva que atende a todas as áreas sem prejuízos.
         As temáticas foram selecionadas por todos os participantes. A intervenção será de maneira interdisciplinar por área de conhecimentos e em consonância com os projetos em andamento desenvolvidos pela escola.
         Cada dupla no primeiro momento fará a exposição teórica para todos, no segundo momento trará para os demais colegas uma oficina sobre a temática, atividade para ser desenvolvida na prática e em sala de aula. As produções serão expostas na culminância no final da formação por meio de banners, artigo, portfólio, mural, blog da escola e outros, para toda a comunidade escolar.
         Tenho observado que o trabalho em duplas vem trazendo resultados bons, isso faz com que todos participem de maneira efetiva e produtiva da formação envolvendo todos, a proposta traz também vários momentos com o a área 21, onde socializamos ideias e produções numa troca de experiências. Tem trazido varias produções e atividades que a maioria dos professores tem desenvolvidos em sala de aula, ou seja, surtindo efeitos na pratica pedagógica, concretizando os objetivos e metas propostas. Temos alguns participantes que não desenvolve as atividades propostas, porem, a aquisição da certificação final será mediante produções e resultados.  
Segue anexo o cronograma da temática trabalhada polo coletivo da escola: 

CRONOGRAMA
1.      PROFESSORES
Temas
Mediadores
Datas
Horários
Carga horária
Leitura e Debate sobre: Orientativo do Projeto de Formação da/na Escola e a Elaboração do Projeto no Coletivo


Todos no coletivo

10/04/2019

17:00 h às 21:00 h

4:00 horas
Escolha dos temas a serem abordados na Formação.
Todos no coletivo
22 e 23/04/2019
17:10 h às 19:10 h
4:00 horas
Formulação do PPP, avaliação, estudos e pesquisas.

Todos no coletivo
29, 30/04/2019 e 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27, 28/05/2019
17:10 h às 19:10 h
20:00 horas
A Interdisciplinaridade na sala de aula e na elaboração de projetos. Filme “o menino que descobriu o vento”. Atividade cada professor deverá montar um plano de aula interdisciplinar sobre o filme e apresentar aos colegas.
Oficina de Escrita Criativa: Alfabetização e letramento digital. Desenhando e escrevendo pag. 23 a 59



Vera Lucia e Gracilaine


03, 04, 10 e
 11/06/2019


17:10 h às 19:10 h


8:00 horas
Possibilidades de Aprendizagem- “Significação e Aprendizagem do Aluno Surdo”, capitulo 7; pág. 175 a 297.
  1. Forma e conteúdo do ensino: como e o que ensinar:
  1. Primeiro obstáculo: a motivação do aluno. Pag. 33 a 66
Aspectos didático-pedagógicos da docência filosóficos e o texto didático. Pag. 67 a 84.



Marcia Rosana e Ivana



17 e 18/06/2019



17:10 h às 19:10 h



4:00 horas
O professor pesquisador – Introdução à pesquisa qualitativa pág. 41 a 48.
Os Gêneros Textuais na escrita e o ensino de línguas estrangeiras. - pág. 21 a 206
Mediação pedagógica na EJA: Praticas de Intervenções Pedagógicas. Pag. 43 a 44. Metodologias baseada em temas geradores. 45 a 71



Mariana e Edilza Barbosa


24 e 25/06/2019


17:10 h às 19:10 h


4:00 horas
Forma e conteúdo do ensino: como e o que ensinar:
  1. Primeiro obstáculo: a motivação do aluno. Pag. 33 a 66
Aspectos didático-pedagógico da docência filosófico e o texto didático. Pag. 67 a 84.
Educação do campo e transição social. Pag. 41 a 52.


Selma e Silvia


01 e 02/07/2019


17:10 h às 19:10 h


4:00 horas
Ciências no ensino fundamental pág. 35 a 174.
A aprendizagem e o ensino de ciências “como motivar os alunos para que aprendam ciências.”
Educação Ambiental emanada com a educação do/no campo. Pag.155 a 169

Evandeth e Ivanete

08 e 09/08/2019

17:10 h às 19:10 h


4:00 horas
Aula de campo como planejar? Conduzir e avaliar? Planejamento, operacionalização socialização e verificação da aprendizagem. Pag. 23 a 59.
Avaliações Mais Criativas: Ideias para trabalhos nota 10. Desafios processos criativos. Pag. 57 a 71.

Edilaine e Suzana Cardozo

05 e 06/08/2019

17:10 h às 19:10 h


4:00 horas
EJA- a escola como espaço de aprendizagem significativa pag. 78 a 81.
O papel do professor como mediador pag. 52 a 59.
8 Encontros para desenvolver valores na escola; O limite. Pag. 21 a 41.
Wanessa e Cleuzeny

12 e 13/2019
17:10 h às 19:10 h

4:00 horas
Quando a criança não aprende a Ler e a Escrever. Pag. 3 a 31.
Praticas de Leitura: Ensino de Leituras e Gêneros Textuais. Pag. 13 ai 26.
A Escola como espaço de aprendizagem significativa. Pag. 78 a 81.

Edilza Silvia e Teodoro

19 e 20/08/2019
17:10 h às 19:10 h

4:00 horas
Critérios para a avaliação objetiva de textos escritos. Pág. 44 a 50.
Processo de alfabetização na Eja: Alfabetização e letramento: essências do ato de ler. Pag. 36 a 40. Conhecimento do mundo letrado e o desenvolvimento da oralidade. Pag. 41 a 43
Escola do Campo Permeando Caminhos. Pag. 315 a 330.



Noel e Luziana


26 e 27/08/2019
17:10 h às 19:10 h




4:00 horas
Possibilidades de Aprendizagem- “linguagem, Fala nos processos de Aprendizagem”, capitulo 6; pág. 153 a 174.
Dinâmicas e jogas para aulas da língua portuguesa: Jogos de carta pag. 51 a 73, jogos de desafios pag. 81 a 96.
  1. Educação rural/ do campo. Pag. 39 a 42
Educação popular. Pag. 42 a 61

Marlice, Devanir e Helen Marlei


02 e 03/09/2019
17:10 h às 19:10 h



4:00 horas
Matemática no Ensino Fundamental Anos Finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. 298 BNCC.
OCs. Matemática e suas Tecnologias

Jane, Deize, Jared e Antônia

09 e 10/09/2019
17:10 h às 19:10 h

4:00 horas

Encerramento

Todos coletivamente

16 e 17/09/2019
17:10 h às 19:10 h
 Total
80:00 horas

2.      CRONOGRAMA ÁREA 21
Temas
Mediadores
Datas
Horários
Carga horária
Leitura e Debate sobre: Orientativo do Projeto de Formação da/na Escola e a Elaboração do Projeto no Coletivo


Todos no coletivo
10/04/2019
17:00 h às 21:00 h
4:00 horas
Escolha dos temas a serem abordados na Formação.
Todos no coletivo
22 e 23/04/2019
17:10 h às 19:10 h
4:00 horas
Formulação do PPP, avaliação, estudos e pesquisas.

Todos no coletivo
29, 30/04/2019 e 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27, 28/05/2019
17:10 h às 19:10 h

20:00 horas
Biodigestores rurais na perspectiva da sustentabilidade ambiental. Pag. 331 a 350.
Funcionários de escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores. Unidades 1, 5, 6, 7 e 8.
Jovens da produção familiar rural no contexto da etnoconservação. Pag. 297 a 314.


Suzana, Priscila e Leticia.


06, 13,19/06/2019
27/06, 04 e 11/07/2019


17:10h às 19:10 h


12: 00 horas
Cardápios saudáveis. Unidade 2 e 4. 
Planejamento e preparo de alimentos. Unidade 3 e 5.
Alimentação e nutrição no Brasil. Unidade 5.
Marina, Ana Paula e Catarina.

01, 08 e 15/08/2019

17:10 h às 19:10 h

6: 00 horas
Equipamentos elétricos e eletrônicos. Unidade 4 e 7.
Equipamentos e materiais didáticos. Unidade 2

Jandilson, Carmem e Valquiria

22, 29/08/2019 e 05/09/2019
17:10 h às 19:10 h
6: 00 horas
Técnicas de construção. Unidade 5.
Equipamentos hidráulicos e sanitários Unidade 1 unidade 2 item: 2.2.1 e 2.4
Vagno, Sivaldo e Ronaldo



6:00 horas
Apresentação Final/ Encerramento
Todos
12/09/2019
17:10 h às 19:10 h
60: 00 horas











Nenhum comentário:

Postar um comentário