1ª Mostra de produções "Memórias Literárias"
O Colégio Estadual Marechal
Cândido Rondon, do Distrito de Coqueiral, Nobres, Mato
Grosso atende alunos do Assentamento Coqueiral Quebó e fazendas
vizinhas cuja maioria é de baixa renda e por
se tratar de escola do campo, são moradores das comunidades
próximas. Observamos que grande parte dos alunos não
conhece a história do assentamento; além disso,
eles não expressam sentimento de valorização e pertencimento da cultura e
do patrimônio material e imaterial. E a nossa comunidade tem
muito material para ser pesquisado e registrado. Sabe-se
que tudo o que não fica registrado perde-se com o tempo. Assim,
é preciso resgatar e registrar a história dos precursores
na luta pela
terra para que possamos ter um acervo de material de pesquisa não apenas
para os próprios alunos como para a comunidade.
– relata o professor Noel Barbosa da Silva.
O nosso município se caracteriza pela vocação
turística, atividade que vem sendo explorada permitindo a emancipação
financeira da maioria dos assentados; existem duas comunidades dentro do assentamento,
sendo que os moradores são oriundos da reforma agrária e também de
pessoas que chegaram bem depois dos momentos turbulentos de luta pela terra,
sendo que muitos valores e atividades culturais perderam-se com o tempo.
O projeto visa registrar por meio do texto do gênero Memórias literárias
a da história da nossa comunidade, para que os alunos possam se identificar como
sujeitos dessa história, respeitando e valorizando o patrimônio
material e imaterial,
bem como preservando a cultura
local, além de ensinar conteúdos de
leitura e escrita,
promover ou fortalecer
laços de pertencimento ao lugar
e o contato entre gerações.
Aluna Joicy e Professora aposentada Gerti (Homenageada e quem vivenciou as memórias relatadas) |
“Trabalhar com a transcrição
e o registro de Memórias literárias possibilitarão a vinculação dos alunos do 7º
- ano do Ensino Fundamental com o ambiente e a comunidade em que vivem, com
o passado e o presente, o despertar de sentimento de pertencimento e a reafirmação
da identidade local como exercício de cidadania.” – explana o professor Noel.
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