terça-feira, 16 de julho de 2019

1ª Mostra de produções "Memórias Literárias"


1ª Mostra de produções "Memórias Literárias" 


O Colégio Estadual Marechal Cândido Rondon, do Distrito de Coqueiral, Nobres, Mato Grosso atende alunos do Assentamento Coqueiral Quebó e fazendas vizinhas cuja maioria é de baixa renda e por se tratar de escola do campo, são moradores das comunidades próximas. Observamos que grande parte dos alunos não conhece a história do assentamento; além disso, eles não expressam sentimento de valorização e pertencimento da cultura e do patrimônio material e imaterial. E a nossa comunidade tem muito material para ser pesquisado e registrado. Sabe-se que tudo o que não fica registrado perde-se com o tempo. Assim, é preciso resgatar e registrar a história dos precursores na luta pela terra para que possamos ter um acervo de material de pesquisa não apenas para os próprios alunos como para a comunidade. – relata o professor Noel Barbosa da Silva.

O nosso município se caracteriza pela vocação turística, atividade que vem sendo explorada permitindo a emancipação financeira da maioria dos assentados; existem duas comunidades dentro do assentamento, sendo que os moradores são oriundos da reforma agrária e também de pessoas que chegaram bem depois dos momentos turbulentos de luta pela terra, sendo que muitos valores e atividades culturais perderam-se com o tempo.


O projeto visa registrar por meio do texto do gênero Memórias literárias a da história da nossa comunidade, para que os alunos possam se identificar como sujeitos dessa história, respeitando e valorizando o patrimônio material e imaterial, bem como preservando a cultura local, além de ensinar conteúdos de leitura e escrita, promover ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar e o contato entre gerações.
Aluna Joicy e Professora aposentada Gerti (Homenageada e quem vivenciou as memórias relatadas)
“Trabalhar com a transcrição e o registro de Memórias literárias possibilitarão a vinculação dos alunos do 7º - ano do Ensino Fundamental com o ambiente e a comunidade em que vivem, com o passado e o presente, o despertar de sentimento de pertencimento e a reafirmação da identidade local como exercício de cidadania.” – explana o professor Noel.





















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